Educação!

1 Feb 2016

 

A educação é a função estatal de maior importância para o desenvolvimento intelectual do indivíduo. A formação das crianças e adolescentes impacta diretamente na construção da nossa sociedade.

 

Uma educação de baixa qualidade tem como resultado uma população desigual, com indivíduos sem oportunidades, incapacitados para os desafios da vida e incapazes de exercerem sua cidadania por desconhecerem seus direitos e deveres.

 

Dentre os diversos problemas encontrados na educação de Niterói, há um que gostaria de destacar devido à sua importância: os currículos escolares.

 

Não é preciso ser um profissional da área da educação para verificar que o currículos estão ultrapassados, sendo necessária uma readequação à nossa realidade atual, pois já não são capazes de proporcionar às crianças e adolescentes o entendimento e compreensão dos direitos e deveres do indivíduo.

 

As escolas de ensino fundamental precisam de uma disciplina com noções básicas da Constituição Federal, Estatuto do Idoso, Lei de Crimes Ambientais, Estatuto da Criança e do Adolescente e outras leis consideradas indispensáveis para a formação da cidadania do indivíduo.

 

Obviamente, mudanças geram resistência quando de sua implementação, mas os resultados serão muito positivos em médio e longo prazo.

 

Precisamos encarar com seriedade o tema e buscar formas de reestruturar o modelo educacional, criar métodos mais eficazes para desenvolver um ensino de qualidade nas escolas municipais e criar programas e atividades que busquem não somente gerar indivíduos inteligentes, mas também que possam desenvolver plenamente suas competências e criatividade e, sobretudo, formar cidadãos íntegros e valorosos que contribuirão para uma sociedade mais coesa e edificadora de valores

Please reload

Clique para saber mais